UA-41473023-1
Nossa missão é realizar atividades culturais e sociais nas comunidades que promovam oportunidades de socialização, diversão e renda aos envolvidos, contribuindo para a melhora na qualidade de vida na periferia e o resgate de seu espaço-social

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Desafio de Fio á Pavio na Sede D'A Banca

De fio á Pavio é o nome dado a um desafio que visa a produção de uma ou mais composições de música rap, idealizado por um coletivo da zona norte de São Paulo chamado: "Nu Mic".
Durante o período de um dia inteiro os jovens se reunem com outros coletivos de outras regiões para executarem o desafio de juntos produzirem, uma ou mais composições, para isso são selecionados beat makers, e mestres de cerimônias presentes e dado a eles a responsabilidade de executar em sua função o necessário para realização do desafio.


 
O coletivo Nu Mic convidou os membros da produtora Social cultural da quebrada do jd.Ângela A Banca para participaram da edição do desafio que aconteceria na zona sul de são paulo. Kapoth Mc e D.I.E.L foram os participantes e após uma breve troca de ideias sobre alguns conceitos pertinentes á crença, ação política, e conciência do trabalho que exercem os jovens envolvidos no desafio emergiram ao tema proposto pelo coletivo Nu Mic, para a composição das letras que seriam produzidas no dia - nesse ponto já organizados e com três sub-grupos de três pessoas cada sendo; dois mc's e um beat maker em cada sub-grupo.
 
 

O tema sugerido foi (in) dependência química, e já divididos iniciou-se o processo que decorreu durante o dia. As ideias discutidas sobre o tema antes da criação aguçaram a imaginação e a criatividade dos compositores embora a experiência de vida de alguns com relação ao tema já preencheria e contribuiría em muito para o conteúdo da obra. Os sub-grupos dialogaram mais entre si do que em conjunto mesmo focados em suas composições e produções musicais, assim sempre algum membro de outro grupo acompanhava o processo de criação do grupo vizinho apenas contemplando e informando sobre seu processo de criação com o sub-grupo que estava.
 



 
Simultâneamente letras e batidas eram criadas enquanto se percebia que deveria haver um consenso entre os membros dos sub-grupos sobre a produção musical e tambem seria necessária essa concordância com relação ao que seria escrito. Com a letra escrita e a base produzida ou seja o material pronto agora só faltava gravar as vozes nos instrumentais criados. Foi a primeira experiência de trabalho do Estúdio de Música D'A Banca, embora o coletivo Nu Mic além da proposta do desafio de criação em um dia também se ultiliza de equipamentos que garantem uma gravação de voz profissional microfone condensador Mxl 310, uma placa de som e um not book com uma plataforma de produção musical que garantiu a captura de voz necessária e de qualidade o espaço físico interferiria e muito na qualidade a partir daí a contribuição D'A Banca se torna significativa para o trabalho.
 
 
 


 
Dj Bola e Macarrão acompanharam parte do processo decorrido na sede D'A Banca que fica na Estrada da Baroneza fazendo parte das trocas de ideias e realizando registros do desafio com fotos e filmagens. No final da noite depois de um dia inédito os jovens realizaram o desafio as canções que criaram no mesmo dia foram levadas pelo coletivo Nu Mic para finalização no estúdio que o coletivo realiza e finaliza seus trabalhos, assim que finalizadas serão apresentadas aos fãns de música pelas redes que a internet nos proporciona.



Nenhum comentário:

Postar um comentário